domingo, 23 de junho de 2013

AS ESTRÉIAS DE 2012 VOLTAM EM 2013!



  Em 2012, o TEATRO DO LIVRO GIGANTE estreou três novas histórias. Reunindo e entrecruzando folclore, meio-ambiente, ciências, geografia e raízes culturais, estas histórias se colocam no próprio cerne do conceito de transdiciplinaridade.

  Com texto de Isabella Reinert, Olho de Fogo traz o folclore indígena brasileiro através da lenda da Boitatá, a cobra de fogo que protege as matas. Numa trama que reúne o mistério e o fantástico, dois meninos vão tentar impedir a destruição de uma floresta – temática que nos leva a repensar também a questão do meio-ambiente.

  Em As Árvores Viajantes, também escrito por Isabella Reinert, o tema ambiental retorna através da viagem de Maria Valentina, uma esperta e curiosa menina que, junto a Thomé, seu amiguinho árabe, vai descobrir “como foi que tantas árvores se espalharam pelo mundo”.

  Da Costa Ocidental da África, mais particularmente do povo Ashanti, de Gana, Fernando Lomardo resgatou as lendas de uma personagem bem diferente: as Aventuras Africanas da Aranha Anansi trazem o folclore africano em toda a sua exuberância e originalidade, através de uma aranha muito sabida que vai vencer os desafios mais impossíveis.

  Estreadas em agosto, setembro e outubro de 2012, estas histórias retornam agora para enriquecer ainda mais o repertório do Teatro do Livro Gigante – e com elas esperamos também ajudar a enriquecer suas atividades com seus alunos.

  Abaixo, alguns momentos destas histórias. 

 OLHO DE FOGO

A Boitatá observa o incêndio.

 Estréia na Escola Recriar, em Campínho,
agosto de 2012. 

 A cobra gigante na cena final de Olho de Fogo.

AS ÁRVORES VIAJANTES

 Estréia na Creche-Escola Gira-Girassol, Ilha do Governador, 
setembro de 2012.

 As crianças reflorestam o planeta.

 E as árvores vão crescendo...



 Mais árvores crescendo na Escola Meimei, em Atibaia Paulista.

AVENTURAS AFRICANAS 
DA ARANHA ANANSI 

 
Estréia na Escola Municipal Santos Anjos, 
Cruzada São Sebastião, Leblon, outubro de 2012.

 Anansi conversa com Nyame.

 Anansi tem que capturar Mboro, o Marimbondo.

Nenhum comentário: