segunda-feira, 28 de março de 2011

CIA. DE LENDAS ESTRÉIA SEU MAIS NOVO ESPETÁCULO

    
   É uma enorme satisfação apresentar a nova produção da Cia. de Lendas, o espetáculo “O Rio de Janeiro e seus chapéus”. Uma proposta inovadora que utiliza chapéus como elementos cenográficos, para contar a história da Cidade Maravilhosa. São os “Chapéus Contadores de Histórias”.


   Esses chapéus, para além de sua inédita função narrativa, são inteiramente produzidos com material reciclável. Assim, o espetáculo traz em sua própria concepção a prática da sustentabilidade. Aliados a muita música, eles trazem a história passada, presente e futura do Rio: começando na chegada dos portugueses e desembarcando nas Olimpíadas de 2016.


   Nesta trajetória, passamos pela origem da palavra “carioca”, pela fundação de cartões-postais como o Jardim Botânico e a Biblioteca Nacional,


pelo surgimento do carnaval, pelas copas do mundo – e mesmo por eventos dramáticos, como a febre amarela do século XX e a dengue do século XXI, ambas transmitidas pelo perigoso Aedes Aegipty.
 

Como evitá-lo?


     Na parte musical, algumas canções foram compostas especialmente para a peça – como a que canta a Lenda do Rio Carioca.


          Mas em se tratando do Rio, não poderíamos esquecer tanta gente bamba que dedicou seu talento à cidade. Assim, Chiquinha Gonzaga, Carmem Miranda,  

              

Noel Rosa, Paulinho da Viola, Tom Jobim e Chico Buarque estão presentes com canções que pontuam a narrativa.

     “O Rio de Janeiro e seus chapéus” resgata o passado, recicla o presente e sustenta o futuro do Rio de Janeiro. É a Cidade Maravilhosa retratada em todos os seus ângulos e cantada em todos os seus cantos.

 

“Rio de Janeiro, gosto de você”...


2 comentários:

bianca disse...

oi...gostaria de participar ... onde está sendo apresentado o espetaculo?

Cia. de Lendas disse...

Bianca,

o espetáculo se apresenta em escolas, em primeiro lugar. Estamos em busca de um teatro.

Mande seu e-mail para companhiadelendas@gmail.com e nós a manteremos informada, okay?

Abraços,

Cia. de Lendas