quinta-feira, 19 de junho de 2008

QUAL É A FUNÇÃO DA PROFESSORA?


Uma velha afirmativa de meus tempos de criança (estou com 49 anos) dizia que “a professora é a segunda mãe” e “a escola é o segundo lar”.
Esta afirmação faz sentido ainda hoje?
Fazia sentido naquele tempo? Qual é, hoje, a função do professor?
Qual é a função da professora?
(Na foto, Isadora Lomardo e Giovanna Lorenzetti em Joana, Mário e a floresta urbana, Teatro da ATS, julho de 2007).

6 comentários:

Sonia Lomardo disse...

A função da professora é transmitir conhecimentos e o ideal é que isto seja feito de forma agradável e prazeirosa.Entre tantas possibilidades o trabalho da Cia. de Lendas é uma opção maravilhosa.O ideal seria que trabalhos como esse fossem agregados às Secretarias de Educação,mas isso já seria sonhar demais...ou não?

Marcia Lomardo disse...

A função da professora é ajudar o aluno a tornar-se quem é!
Marcia Lomardo.

Marcia Lomardo disse...

A função da professora é ajudar o aluno a tornar-se quem é!
Marcia Lomardo.

Marcia Lomardo disse...

A função da professora é ajudar o aluno a tornar-se quem é.
O blog tá muito bacana! Adorei!
Marcia Lomardo.

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Há anos atrás não fazia sentido as afirmações de segundo lar e de segunda mãe pois as mães eram presentes em horário integral,na maioria dos casos e os lares eram,de verdade a agregação da família.Hoje já não enxergo desta forma,as professoras são mesmo as segundas mães,pois as verdadeiras estão,sempre,muito ocupadas,e precisam estar,sendo assim a escola se torna um lar sob o comando das professoras das diversas áreas de ensino.É lamentável que seja assim pois as mães perdem momentos preciosos,sem retorno e os filhos se distanciam do "lar" e saem à procura de outras proteções.Assunto complexo e extenso!!!!!

Anônimo disse...

A função de uma professora não é apenas ensinar mais sim ser amiga ajudar em tudo aquilo que as vezes os pais por falta de tempo não conseguem fazer como diz ser uma segunda mãe